quando
Donna Kukama apresenta em São Paulo três performances pensadas como se fossem capítulos de um livro. Estas performances fazem parte da obra em processo To be announced [A ser anunciado] (2015-) que faz uso de imagens em vídeo, texto e história oral. As partes deste “livro” não estão juntas: acontecem em lugares e tempos diferentes, ainda que pertençam a um mesmo gesto.
Capítulo C: The Genealogy of Pain [A genealogia da dor] inscreve as histórias das mortes (frequentemente violentas, porém nem sempre) de pessoas marginalizadas no espaço do Cemitério da Consolação. As histórias começam no cemitério e se espalham para outras partes do mundo.
Duração: 20 - 40 minutos
Capítulo A: The Anatomy of History [A anatomia da História] é uma breve aula de história dada através do Masekitlane (um jogo das crianças em partes do sul da África – incluindo Lesotho, África do Sul, Botswana); O foco das aulas de história não está em colocar em primeiro plano datas e eventos, mas sim em olhar para corpos que foram submetidos a eles.
Duração: 30 - 45 minutos
Capítulo B: I, Too [Eu, também] funciona como os créditos no final de um filme, com exceção de que eles nunca param. A performance, que não possui um começo ou fim, funciona como um monumento à resistência, listando nomes de pessoas que suportaram atos de discriminação e ódio (racistas, sexistas, homofóbicos, ou qualquer forma de intolerância), seja publicamente ou no âmbito privado.
Duração: 3 horas