quando
Durante a #32bienal, a Petrobras realiza uma série de encontros entre representantes dos projetos que apoia e o público da exposição. A proposta é falar de teatro, cinema, música, dança, mostras, festivais, espetáculos, espaços, performances, entretenimento e processos de criação, produção e difusão de cultura.
Diálogos, reflexões e vivências permeiam os encontros, realizados às terças-feiras, às 17h, no espaço OFICINA, localizado no 1º piso do Pavilhão da Bienal. Entre os participantes das ações estão os integrantes da Cia de Corpos Nômades, de dança contemporânea; do Instituto Baccarelli, de formação musical e artística para crianças e jovens em vulnerabilidade social; do Teatro Oficina, que revolucionou a dramaturgia brasileira; do Teatro da Vertigem, ícone do teatro experimental e de pesquisa; da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, festival anual da sétima arte que faz um apanhado do cinema contemporâneo mundial e suas tendências, entre outras iniciativas apoiadas pela Petrobras.
CORPO UM LUG@R NÔMADE
com Cia. Corpos Nômades
Um bate-papo a partir do espetáculo O Especulador de olhos invisíveis de carne e uma sessão de improvisação com o público e convidados da Cia. Corpos Nômades. Coordenação de João Andreazzi.
Instituto Baccarelli
com Grupo de Câmara do Instituto Bacarelli
O Grupo de Câmara do Instituto Bacarelli realiza duas apresentações musicais. Às 17h a apresentação acontece no Café Bienal. Às 18h segue para o espaço OFICINA, localizado no 1º piso do Pavilhão da Bienal, onde o grupo musical promove um concerto didático com o público presente.
A importância do Catálogo Raisonné para a arte brasileira
Com os coordenadores de pesquisa Giancarlo Hannud (Catálogo Raisonné Parcial de Antonio Bandeira), Regina Teixeira de Barros (Catálogo Raisonné de Tarsila do Amaral), Ricardo Resende (Catálogo Raisonné de Leonilson), e Maria Eugênia Saturni, que atuou na coordenação museológica dos dois primeiros projetos, a mesa pretende apresentar e discutir a importância da ferramenta no campo de pesquisa das artes visuais a partir da experiência dos debatedores na catalogação da obra de artistas brasileiros. "O catálogo raisonné é um levantamento completo de todas as informações disponíveis sobre a produção de um artista ou parte dela. Funciona como um instrumento para inventariar e oferecer ao público uma organização da obra. O trabalho de catalogação consiste no levantamento das obras do artista junto a instituições e coleções privadas – no Brasil e no exterior -; o levantamento das informações técnicas; análise técnica para confirmação de autoria, bem como o histórico da obra e a sua fortuna crítica e bibliográfica".
Espaço Cênico O LUGAR
com Cia. Corpos Nômades, João Andreazzi, Projeto LUGARIZAÇÃO
Uma conversa sobre as ações artísticas que foram promovidas pela Cia. Corpos Nômades e João Andreazzi durante os quase dez anos de existência da sede da companhia: o 'Espaço Cênico O LUGAR'. Inaugurado em 2007, já abrigou temporadas, mostras, residências artísticas e workshops que contribuíram para a mudança do entorno do hoje chamado Baixo Augusta. No evento, os residentes do Projeto LUGARIZAÇÃO, Juliana Maia, Marcio Vasconcelos e Vagner Cruz, apresentam suas pesquisas para a residência e anunciam a IX Mostra Lugar Nômade de Dança, que acontecerá no final do mês de novembro no O LUGAR.
Luz Expandida - Artes cênicas e visuais: conexões
com Teatro da Vertigem
Uma conversa em torno dos aspectos da luz no trabalho do Teatro da Vertigem a partir dos conceitos levantados por Rosalind Krauss no artigo: A escultura no campo ampliado.
In-Edit - Festival Internacional do Documentário Musical
Um debate informal entre profissionais que se dedicam à curadoria e programação cultural sob distintas perspectivas. Participam do debate: Marcelo Aliche, diretor artístico do In-Edit; Fabiana Batistela, diretora da Semana Internacional de Música de São Paulo; Claudiney Ferreira, gerente das áreas de literatura e audiovisual do Itaú Cultural; Guilherme Anchieta, da Rua 2, Sónar e Estrella de Galicia. A mediação ficará a cargo de Leonardo Kehdi, produtor executivo do In-Edit.
MuseuBr - museus para todos
O MuseuBr promove um passeio pela #32bienal para fotografar, comentar e postar imagens de seis obras selecionadas em sua plataforma. A proposta desdobra-se na criação de leituras associadas a outros artistas ou acervos que constem obras do mesmo artista.
TE-ATO
com Teatro Oficina
O Teatro Oficina realizará uma performance especial de ativação das obras da Bienal, utilizando um método praticado pelo grupo desde a década de 70: o TE-ATO.