Da série A Dream Deferred (Mandela Balls) [Um sonho adiado (Bolas de Mandela)], 4/95, 2013-em curso
Inspirada por A Dream Deferred [Um sonho adiado], um poema de Langston Hughes – poeta que escreveu no período do movimento norte- americano dos 1920 conhecido como Renascimento do Harlem –, a série de esculturas de Tracey Rose, intitulada A Dream Deferred (Mandela Balls) [Um sonho adiado (Bolas de Mandela)] (2013- em curso) é construída como um comentário à lenta desintegração de ideais defendidos na construção de uma nova África do Sul. Em seu poema, Hughes pergunta se um sonho adiado definha como uma uva ao sol. A imagem da uva passa é interpretada por Rose, que constrói bolas usando materiais pouco convencionais: papel de açougue, fita adesiva, filme de PVC, papel jornal, toalhas de papel, cola etc. As bolas carregam acúmulos de toda uma vida e geram incertezas arrastadas com esforço por um país ainda em construção. O trabalho faz referência aos testículos de Mandela: seu legado real e mitificado. Também alude ao ato da castração ou esmagamento dos testículos de homens africanos durante o período colonial. O trabalho ainda está em andamento e resultará em um total de 95 edições, idade de Mandela na ocasião de sua morte.