Restos materiales, obstáculos y herramientas [Restos materiais, obstáculos e ferramentas], 2016
Xabier Salaberria trabalha com escultura, arquitetura e design industrial, recombinando suas sintaxes. Ele explora processos de formalização, assim como o potencial desses meios artísticos de se tornarem outra coisa, devido a seus contextos materiais, ideológicos e institucionais inconstantes. Oscilando entre ser signo e matéria, arte e outra coisa diferente de arte, seus trabalhos se abrem à contemplação como objetos ou situações deslocados ou mesmo intransigentes. Uma espécie de ponto de fuga daquilo que normalmente são e das normas que adotam, seus trabalhos questionam seu tempo e seu lugar na história. No Pavilhão Ciccillo Matarazzo, que desde 1957 recebe a Bienal de São Paulo, o artista explora relações entre a arquitetura do edifício e a realidade do seu entorno, assim como mobiliza elementos locais da cidade de São Paulo e da história da própria Bienal. A instalação Restos materiales, obstáculos y herramientas [Restos materiais, obstáculos e ferramentas] (2016) trata daquilo que Salaberria define como a “materialidade abstrata” dos objetos, alguns mais reconhecíveis que outros, que condicionam e alteram a circulação das pessoas no espaço, provocando conexões inesperadas entre os visitantes, os objetos e o lugar. Imagens e elementos de diferentes naturezas buscam ampliar o contexto expositivo, prolongando os limites da sala de exposição em direção à cidade e à rua.