Gravação compõe a obra de Jorge Menna Barreto, aborda questões como a relação entre agroecologia e capitalismo, ocupação consciente da terra, biodiversidade e focos de resistência.
[cantiga de roda iniciando a faixa]
“Poema êêêê, tem poema aê, essa roda de poema o poema vai rodar, nessa roda de poema o poema vai rodar.”
A: [barulho de serra elétrica] É inverter a lógica, é usar o que está disponível à nosso favor...
B: Ih, e aí tem outros movimentos que compartilham suco orgânico, café orgânico... e começaram, de uns cinco anos para cá, o pessoal viu que o mercado é esse e aí tão transformando a questão da produção comercial em ecologia. Aí nós podemos criar mais, a gente queria buscar a proposta do assentamento aqui do agroflorestal. Que, para nós, é muito mais que orgânico! Tem toda a preocupação ambiental, recuperação de área, de preservação de biodiversidade, de estratificação. Essa diversificação orgânica ecológica é só mais uma questão de mercado. Só que o mercado exige um selo para comercializar como se fosse garantia para o produto sair vendendo.
C: Isso foi algo que a gente achou muito interessante da fala do Hemes. Isso de que não basta ocupar a terra, mas como ocupá-la. Então tem um gesto político na ocupação da distribuição da terra, mas também, esse como ocupar que também é político no sentido de não contribuir para o sistema que faz com que a terra seja distribuída.
D: A biodiversidade, tanto vegetal quanto cultural e gastronômica, é incrível. Em uma terra muito bonita de se conviver, as pessoas são muito receptivas. O que é ruim é o processo de abandono que a gente vê por parte dos governos e tal...
C: É?
D: Então você vê que tem uma riqueza muito grande. Em vários aspectos. Mas que o processo de valorização só da riqueza monetária vem colocando os outros aspectos numa situação de vulnerabilidade. Então essa é a nossa briga diária. Porque, a academia, principalmente, acha que o desenvolvimento tem que se dar por uma lógica e a gente vem trabalhando esse desenvolvimento valorizando os recursos naturais. Tanto que muitas empresas já tiveram essa sacada e estão se apropriando disso, e a academia mesmo não faz esse processo de valorizar esses outros recursos para fazer com que os agricultores se apropriem e se empoderem disso. Então é uma lógica bem de desconstrução, na verdade. É isso, uma contradição muito grande que a gente vê lá, mas são os focos de resistência que vão dando ânimo.
E: Mas eu acho que a agroecologia é o grande negócio mesmo. Para a agroecologia não existe um pacote, uma receita, que você vá fazer desse jeito... Você pega referências, adapta com a realidade dentro do assentamento, porque têm diversas realidades. Então a gente não pode colocar uma coisa igual para todo mundo. Isso que é legal, daí. Por isso, ela é capaz de fazer a transformação. Através da agroecologia a gente consegue construir um tipo de sociedade, agricultura... socialismo!
Todos: É...
E: Não é em todo lugar que pode se falar isso, mas...
F: Cuidado que assim, vocês vão mudar o mundo, cara.
[risadas ao fundo]
E: Agroecologia [risada] é a nova... na minha concepção é o mais próximo – entre o que a gente estuda e vê no momento – do socialismo. E assim a gente consegue enxergar o que é a agroecologia. Não é uma revolução que vem através do Estado, é uma revolução que vem do povo mesmo, uma consciência das pessoas, de todo mundo. É o que a gente busca, o caminho mais certo que a gente deve trilhar é esse. Para transformar. É isso...
C: Bela fala para gente terminar, hein? Daniel, deixa eu te dar um abraço.
[conversas ao fundo, palmas]
E: Acho que tudo que a gente faz é... uma troca.
C: Temos que levar um pouco de vocês para Bienal....
[poema finaliza o áudio]
“Poema êêêê, tem poema aê, essa roda de poema o poema vai rodar, nessa roda de poema o poema vai rodar.”
Autoria / Authorship:
Jorge Menna Barreto, Marcelo Wasem
Decupagem, criação e edição / Decoupage, creating and editing:
Izabel Süssekind, Marcelo Wasem, Mariana Brum, Nathan Braga, Thatiana Montenegro, Vitor Rocha, Yago Toscano
* Os áudios do Campo Sonoro foram transcritos e/ou editados visando uma leitura mais acessível / All Soundfield's audios were transcribed and/or edited aiming to produce accessible contents